sábado, 15 de outubro de 2011

Coroinha mulher? Catedral proíbe Acólitas para que haja maior vocação sacerdotal entre os coroinhas.


O pároco da catedral da diocese de Phoenix (EUA), Pe. John Lankeit , veio a público recentemente para justificar a sua medida em relação aos jovens que servem como acólitos na igreja principal da diocese. Pe. Lankeit resolveu que todos os acólitos deverão ser do sexo masculino. 
                                  
"Se você olhar ao redor da Igreja - e eu estou falando sobre a Igreja em geral - se você olhar para dioceses, se você olhar para as ordens religiosas e para paróquias onde há um respeito sobre a distinção e a complementaridade do homem e da mulher, você verá as duas vocações florescem ", afirmou o padre ao jornal diocesano. "E quando falo em duas vocações estou falando da sacerdotal e da vida consagrada".

O padre vem enfrentando algumas dificuldades para colocar sua estratégia em prática e restaurar o antigo costume da Igreja em ter apenas acólitos do sexo masculino servindo. Muitos estão tratando o tema como uma questão de preconceito sexual, de sexismo.

"Se a questão é abordada apenas do ponto de vista emocional, posso entender por que as pessoas ficam chateadas, porque eles estão olhando para essa questão em termos de uma questão de direitos - e eles estão interpretando-a de tal forma como se os direitos de alguém estivesse sendo negado ", disse ele.

Pe. Lankeit apontou casos similares onde houve um crescimento substancial no número de vocacionados após a adoção de medidas similares. Uma paróquia em Ann Arbor, Michigan, que alcançou um número impressionante de 22 vocacionados após a reserva do serviço do altar apenas para homens. Ele também mencionou a diocese de Lincoln.




Em defesa do Pe. Lankeit surge o diretor de vocações da diocese de Phoenix, Pe. Paul Sullivan, que afirmou nunca ter ouvido uma religiosa falar que sua vocação surgiu no altar. Para Pe. Sullivan o serviço feminino no altar não aumenta o número de vocações religiosas. "A paróquia que eu sei que tem as maiores vocações femininas não tem mais acólitas ... Eu nunca conheci uma menina que afirmasse: 'eu encontrei a minha vocação ao servir o altar", afirmou Pe. Sullivan.


    " Graças a Deus algum padre com Juízo, eu fui acólito na matriz e a vocação cresceu no altar, mas quando se tem meninas do lado agente se sente igual a elas e então não se sente ao pé do sacerdócio, e sim de uma coisa comum que mulher também pode!" (Márcio Júnior)

13 comentários:

  1. péssimo comentário ante ficasse calado preconceito puro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário, só que apenas temos que ver pelo bom sensso que a cada qual seu verdadeiro lugar o acólitato foi feito para bortar nos corações dos MENINOS a vocação SACERDOTAL, coisa que as meninas não foram escolhidas pelo Senhor Jesus para assumir! Jesus foi preconceituoso também? Não ele apenas teve seus motivos para escolher, nunca erraria ele foi perfeito, e seguindo a perfeição dele que os coroinhas foram feitos no serviço do altar para que o sacerdocio fosse de modo mais intimo acompanhado pelos jovens meninos que mais tarde descobririam um chamado ou não. Já as meninas além de não pertencerem ao muno sacerdotal e nem dos coroinhas que não lhe trazem nenhum objetivo, atrapalham pois diminuem o numero das vocações porque se colocam no mesmo patamar que os meninos no altar, sulgando as veses a alma do que é ser um coroinha e um futuro padre.

      Excluir
    2. Nossa quanto preconceito contra a mulher, palavras eivadas por uma atitude discriminatória, que inferioriza a mulher. Coitada de sua esposa e filhas, se tiver. Tomara que não,pois pessoas assim trazem muito sofrimento a figura feminina.

      Excluir
  2. este idiota deveria ser ex-comungado da igreja porque o proprio papa joão Paulo segundo atribuiu as mulheres, e por que este padrizinho quer mandar até em tudo querendon tirar servas de Deus, se este manda chuva quer fazer tanto poder que ele venha tirar as meninas de muitos lugares aqui do brazil, em Fortaleza existem meninas, em São Paulo também, no Rio de Janeiro, em Canidé e até em outros lugares se eu fosse uma destas meninas eu me reunia para processa-lo por que isso é preconceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá logo se confessar, chamar um padre de idiota é pecado seríssimo, além do mais o acusando injustamente, como você o faz! O que o Beato João Paulo II fez foi: Ele RECOMENDOU que fosse permitido a inclusão de meninas como coroinhas.
      Pax Christi!

      Excluir
  3. já começa o final dos tempos com falsos testemunhos , o que é falso testemunho ? e o que vai contra a palavra de Deus , salmos 115 jeremias 10 isaias 42:8 atos 5:29 e outros pois tudo que aprendemos e sobre a biblia e vem uns testemunhos que estao contra a biblia entao como pode usar a biblia e dar falso testemunho contra as palavras de Deus , as pessoas não estão mudando de religião elas estão se libertando da religiao e seguindo a verdade que É JESUS joão 8:32,36 o deus deste sec ta cegando o entendimento do povo mesmo pq DEUS FALA UMA COISA o homen fala outra 1 tm 3 Deus adverte que temos que provar do espirito pois senao os proprios escolhidos seriam enganados e é verdade o que ta acontecendo , falsos testemunhos eu fui tudo na catolica e jesus me restaurou como fez com paulo tirou minhas escamas dos olhos e vejo o espiritual agora e nao o carnal brigam por religioes mas e jesus???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus fundou uma religião minha amada, ou melhor, ele fundou A RELIGIÃO, única, santa, pura e verdadeira, e esta se chama: Igreja Católica. Você pode ler em Mateus no Capítulo XVI, que Jesus muda o nome de Pedro, e assim ele funda a igreja, edificando a mesma sobre Pedro, que é o primeiro papa.
      Pax Christi!

      Excluir
  4. é pq só meninos para abusarem deles não é ?? discriminação tb na igreja por isto sou de jesus e não obedece homens movidos por dogmas e doutrinas que não esteja diante de Deus . vou so orar pois eu orando to ganhando muita gente para jesus de todas as religioes para ser livres para adorar somente jesus ame´m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos às estatísticas! Quantos padres no mundo são pedófilos? Somente 2 a 3%! E pastores, quantos são? Cerca de 64%. Isso não é discriminação não! A Igreja, como sábia mãe e mestra, sabe onde cada um deve ficar, e por isso, dita através de seus bispos, regras para melhorarem a qualidade do culto que é oferecido à Deus! Nós católicos, somos livres para adorar somente a Jesus, porque por seu sangue fomos libertados! E ele é digno de toda honra, toda glória, e todo o louvor!
      Pax!

      Excluir
  5. O fato de este padre decidir que só existiriam acólitos homens em sua diocese, não fere a tradição da igreja em momento algum! As mulheres tem seu lugar na Liturgia! Uma menina pode ser cantora, leitora, ajudar na conservação dos paramentos, entre outras funções! Mas não competeria a ela, auxiliar o Padre na Santa Missa, pois o acolitato é estreitamente ligado com o Sacramento da Ordem. E Nosso Senhor Jesus Cristo, só escolheu homens para a recepção de tal sacramento.
    Ad Majoriam Dei Gloria!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Então esse Bispo deveria tirar também todas as mulheres das funções que exercem como leigas, limpar, arrumar, fazer leituras, dar catequese. Vamos ver se vão arrumar homens compromissados para fazer todos os trabalhos que as mulheres fazem como leigas na Igreja. Sou ministra extraordinária da Sagrada Eucaristia e leitora, e sempre observo o altar de minha paróquia, a maioria sempre é mulher servindo. Esses dias só havia o padre de homem, só ministras ajudando, duas coroinhas meninas, duas leitoras mulheres e uma comentarista. E aí eu pergunto: Cadê os homens? As mulheres são muito mais dedicadas aos assuntos de religião, assumem mais compromissos, pode perguntar para um padre o que seria deles sem o auxílio das leigas? Esse tipo de texto enche de tristeza o meu coração, de ver como nós mulheres ainda somos rebaixadas no meio religioso, simplesmente pelo fato de termos órgãos reprodutores femininos.

    ResponderExcluir
  8. As mulheres dessa Paróquia deveriam entregar suas obrigações todas nas mãos dos homens. Eu queria ver o que esse padre iria fazer. Homens para tudo, para dar catequese, limpar a Igreja, ajudar nas pastorais, rezar terços nas casas. "Seguiria à risca o que Paulo fala: As mulheres fiquem caladas na Igreja." Seria uma excelente lição para ele, queria ver o que ia fazer sem as leigas, os homens não são os poderosos, que façam tudo sozinhos, então, e as mulheres só esquentando banco.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...