sábado, 18 de junho de 2011

Liturgia Católica, A Uva de Deus.

Antes de falarmos sobre Liturgia, devemos saber de uma coisa: Liturgia é uma ação feita para Deus e que vem de Deus. Não é feita para os homens, e nem pelos homens. A LITURGIA NÃO É NOSSA, É DE DEUS!
 Depois de saber isso, podemos comparar a liturgia a uma Uva.
  1-Uma uva saborosa e de Deus. Devemos saber que a liturgia são conjunto de ritos que tornam o invisível (Jesus) durante a celebração visível através dos sinais, como o sinal da cruz, a vênia, a genuflexão, o canto, a aspersão, o amém, o aleluia etc. 


  2-Hoje em dia as pessoas querem saber o que fazer para alegrar as pessoas da missa, e deixar a celebração mais animada, mas cantante, e mais divertida.
  3-Acontece que a Missa não é para ser animada, nem cantante, nem divertida, pois ela não é um circo e nem um show, e sim o sacrifício de Cristo renovado de modo Incruento (sem derramamento de sangue) no altar através do Padre que a preside.
 4-Coordenadores pregam hoje em dia que a Missa é um lugar de confraternização harmoniosa entre os cristãos, onde vamos para tomar uma refeição celeste alimentando-nos do próprio Cristo Jesus. Mas na verdade a missa não é isso, não é um lugar de confraternização, para isso existe os encontros de pastorais etc, a Missa é sem dúvida o SACRIFÍCIO RENOVADOR, e não vamos para tomar uma refeição, e sim para participar da renovação da salvação que nos foi dada por Cristo no Calvário.
 5-Hoje também (eu encontro muito em minha paróquia) pessoas principalmente coordenadores querendo pregar a ideia do Cristo Simples e da  Liturgia Pobre, hora Cristo é simples, mas quem disse que o que fazemos a ele tem que ser pobre, barato, porco e igual? TUDO PARA DEUS TEM QUE SER O MELHOR, infelizmente as pessoas que ainda compartilha dessa ideia são perseguidas e caluniadas como pessoas que querem ser diferentes uma das outras por suas vestes e atitudes. Quem disse que devemos ser iguais? Na igreja já existiu um São Pedro, se São Paulo fosse igual que vantagem teria a Igreja?  São as diferenças que constroem e não as igualdades no sentido de todos serem robôs. Devemos sim obedecer e agir, segundo o único pensamento que é expresso pela Igreja, mas cada um oferecendo o que é e o que tem. Não ouvindo cabeças falíveis de padres, coordenadores de pastorais e leigos, e sim a Igreja Infalível, (o papa e os concílios dogmáticos), ou seja o Vaticano II (apenas um exemplo, por ter sido um concilio pastoral) e a pastoral da sua paroquia quando decidem colocar o padre de costas para Deus ou encher a Igreja de velas esquecendo que o sentido é o Cristo fogo abrasador e não as velas e pessoas que as levam,ou até te influenciar no jeito de tocar a sineta ou comportar no altar segundo a vontade dessa pastoral ou coordenador, são ideias da cabeça dessas pastorais ou coordenadores e não do Espirito Santo,ou seja totalmente sujeito a erros e falias; agora! quando o Concilio de Trento ou Niceia (concílios dogmáticos e infalíveis 'sem falias'), ou uma Bula Papal diz como celebrar a Missa com seus ritos, sinais orações,posturas no altar, e jeito de manusear os objetos sagrados etc, aí sim é o Espirito Santo, pois era assim que agia Deus dando as ordens sobre coisas do Templo no Antigo Testamento.


 6-Pessoas que desafiam a Liturgia, fazendo da missa o que bem entendem, dizendo o amém depois do pai-nosso, rezando a oração da paz junto com o padre, erguendo a mão e dizendo junto a doxologia (por Cristo, com Cristo em Cristo...) junto com o padre, e já sabemos que isso não é certo, pois são orações sacerdotais e não da assembleia apenas porque o fiel ou o padre que celebra deseja fazer assim, é Cristo que celebra por meio da Liturgia (sacerdote, cordeiro, palavra e altar) a vontade dos fieis e do padre tem que ir ao coração do Cristo e não se sobressair as dele que se expressa pela SAGRADA LITURGIA. São apenas Janelas para que a luz entre, a luz é Cristo, nós as janelas, ou seja somos transparentes, Cristo é quem reina, não nossa vontade, que servos somos se não agimos segundo nossa verdadeira função? Então de NADA VALEMOS. E por isso devemos dar a ele o melhor, pois através das melhores coisas, MELHORES VESTES, orações, oblações, silencio contemplativo, piedosidade, alegria, que ele reinará; hora ele ganhou ouro e incenso DEUS E REI, não somos nós que vamos dar o pior não é mesmo? Também somos sacerdotes, profetas e reis então demos o melhor ao nosso Cristo, ao nosso presbitério onde ele reinará através de nós, para nós e conosco.
 7-Acólitos (coroinhas), leitores, padres etc, sem postura no presbitério como se estivessem em um bar da esquina, roendo unha, conversando sobre a novela, disputando lugar, quem lê melhor, quem pega o melhor objeto litúrgico, fazendo que bem entende em favor de si próprio, sem se aprofundar qual é o jeito certo de usar o que Deus lhe confiou, querendo adaptar o que divino em humano, a partir daí são as vontade deles e suas ideias patéticas que reinam esquecendo-se, ou melhor preferindo nem enxergar que não é a sua vontade mas da Igreja que tanto faz por nós que tem que prevalecer,Deus nunca muda a Igreja também não, o homem muda, infelizmente com o Vaticano II esqueceu-se disso (não culpa do concilio, mas pelos abusos gerados como fruto de sua abertura); Jesus em nossas Igrejas durante a missa tem ficado cada vez mais em segundo plano.
 8-Catequistas que querem ensinar esquecendo que esse ministério é um longo aprendizado com suas crianças e adolescentes e Igreja, (Igreja domestica) e pais que esqueceram de seus filhos e que tem que aprender com eles e ensina-los as coisas de Deus como um ato primeiro, coordenadores de acólitos e liturgia pegando qualquer coisa, como diversos livros que mau pincelam (pouco dizem) sobre o assunto que precisam abordar e se acham donos da verdade, se enchem de soberba e se escondem sobe uma pele de cordeiro diante o povo e os padres, em vez de se esforçarem com o catecismo da Igreja Católica e seus documentos onde estão os verdadeiros ensinamentos sem a carga da opinião de altores e sobrecarga do modernismo implantado na noiva de Cristo (a Igreja). Precisamos de santos de calça jeans e que bebam cola-cola como dizia o santo padre Beato João Paulo II, mas que estes saibam respeitar sem precisar de véu e batina o ambiente em que vivam, participando das missas com verdadeiro fulgor de amor, e das pastorais com espirito missionário e alegre e se participarem do presbitério ("altar") lembrarem que cada momento tem o momento certo, um de usar um bom sapato para batinas, túnicas e vestes litúrgicas e o tênis colorido  para outras ocasiões que as permite. Ministros EXTRAORDINÁRIOS da comunhão, que hoje em dia estão na Missa (ou seja rito ordinário) que saibam purificar bem as ambulas e cálices com carinho e amor pois ali se encontra mesmo que minusculo fragmentos que são corpo alma sangue e divindade de Cristo. Que o sacristão encaminhe com amor e empenho sua função, e a pessoa que for lavar as alfaias (sanguíneo, corporal etc) como se deve e colocar onde se deve a água depois de lavar etc.Tudo com carinho.Muito carinho.
 9-Marionetes nas mãos da liturgia pobre e sem vida, da liturgia não católica, pois a Igreja sempre quis dar a Deus toda honra e gloria, através de uma honrosa, piedosa, solene, sóbria, e boa Missa com incenso, bastante toques de sineta (sino, carrilhão), vestes com renda, ouro, enfeites, botões, e tudo que um rei merece, um Rei que é Tudo, nós que o servimos temos que demostrar sua realeza mesmo sendo o menor de seu servo. Pode ser simples e não pobre para agradar a Deus, pois a maior simplicidade que Deus sempre quis foi a do coração, nasceu humano para que fossemos divinos, nasceu pobre para que fossemos ricos de gloria, nasceu filho do Homem para que sejamos filhos de Deus. A ELE O MELHOR!



 10- Por isso a Liturgia está sendo feita de uva amassada e velha nas mãos de pessoas que não se importam com ela, ela é a poupa, ela que aproxima Deus que ainda não podemos tocar. Parem de pensar em si mesmos e em que vão fazer, como encher de balões na Igreja e outras coisas absurdas, e se preocupar como o outro está servindo no altar ou na assembleia, dentro ou fora do templo,procure a fonte mas chega de fofocas e injurias, humilhações, apenas façam o melhor para ele,( em questão de paramentos (os mais lindos possíveis que puder), em questão de oração (a mais verdadeira), em questão de louvor,) e sem esquecer que é um sacrifício e não um circo. De a Deus a Uva Boa, e não a Uva Podre.


  Desculpe a repetição de algumas ideias, mas devemos frisar o que o povo não quer mais lembrar.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Márcio, salve Maria, Mater Sancta Mater Ecclesiae!
    Achei um tanto quanto oportuna a ideia que quis passar por esta postagem, mas, desde já, observe o que escreveu em entrelinhas, para não cair em apostasia.
    Comecemos pelo "bom português".
    No começo você cita "Devemos saber que a liturgia são conjunto de ritos"...
    Ora, a liturgia é, e se é ela não "são conjunto".
    Passemos à Teologia Moral, que sempre ensinou a Santa Igreja de Nosso Senhor.
    Você diz "Hoje também (eu encontro muito em minha paróquia) pessoas principalmente coordenadores querendo pregar a ideia do Cristo Simples e da Liturgia Pobre, hora Cristo é simples, mas quem disse que o que fazemos a ele tem que ser pobre, barato, porco e igual? TUDO PARA DEUS TEM QUE SER O MELHOR".
    Primeiro, o que são os coordenadores? Chefes das pastorais? Ora, a criação das "pastorais", sabe-se que foi apenas mais um erro do condenado Concílio Vaticano II, já que não são mais os Bispos os pastores, mas "leigos", infelizmente, muitas vezes com pouquíssima ou quase nada formação Católica.
    Outra, sabemos que Nosso Senhor é muitíssimo simples (não o fosse não teria lavado os pés de seus próprios discípulos), portanto contradizer isso é um absurdo.
    Mas, o que é uma liturgia pobre?
    Roupas simples? Baratas? Feias?
    Márcio, já no Império Romano, na época dos apóstolos existiam mantos de ouro na corte, enquanto, no entanto, os apóstolos pregavam apenas com túnicas de pele de camelo. Será que foram condenados por isso? Ou por sua vestes serem feias, sujas, baratas?
    Onde está escrito que "TUDO PARA DEUS TEM QUE SER O MELHOR"?
    O que encontramos no Evangelho, ao contrário, diz que a oferta para Deus tem que ser TUDO e de coração, não importando ser muito ou pouco, caro ou barato, rico ou pobre. Quando morreram Lázaro, leproso e o Rico (Lucas XVI, 19), quem foi acolhido no seio de Abraão? Ou mais, quando entram no templo os ricos e a viúva indigente, quem é acolhido por Nosso Senhor, os ricos que lançavam tesouros no templo, ou a viúva indigente que doou apenas duas moedas? (Lucas XXI, 1-4)
    Outrora você diz "também somos sacerdotes, profetas e reis". Onde está escrito? Não, não está escrito a não ser "Quanto a vós, não deverá ser assim; pelo contrário, o maior dentre vós torne-se como o mais jovem, e o que governa como aquele que serve." (Lucas XXII, 26)
    Mais adiante "em questão de paramentos (os mais lindos possíveis que puder)". Diria que entendi o que quis expressar, mas não o fez de maneira muito caridosa. E quem não tem algo lindo, ou mesmo bonito, o que vestirá? Portanto, mesmo que não se tenha o mais belo, que se use do mais digno, para Aquele que é Digníssimo!
    Peço perdão pela extensão do comentário, o fiz a seu pedido.
    Ademais, parabéns pela coragem de fazer tantas denúncias!
    Que Deus, Digníssimo do nosso louvor o conserve na defesa da Fé e na caridade, que santifica o homem.
    In corde Jesu, semper,
    Rangel Philipe.

    ResponderExcluir
  3. (Outrora você diz "também somos sacerdotes, profetas e reis". Onde está escrito?) Resposta: Pelo Batismo nos tornamos uma nação de sacerdotes profetas e reis.
    Eu não disse que tem que ser o melhor no sentido de quem não tem ficar de fora dessa graça oferecida a Deus, hora Jesus ganhou Ouro e Incenso e Missa cada um deu seu melhor, sempre o melhor, o melhor de cada um, todos unidos em pró disso, meu melhor, o seu melhor, e assim vai, quem não tem condições de ofertar a Deus incenso, que oferte frutas, um exemplo apenas pata demonstrar oque eu disse, mas sendo que as frutas seja o melhor que a pessoa possa dar. Não dizendo que devemos nos esforçar para dar tudo e como consequência perder tudo. Você apontou apenas a parte que coloquei de dar tudo do melhor em melhor paramentos, mas esqueceu das partes que eu coloquei em melhor oração, em melhor silencio contemplativo, em melhor canção, e louvor isso também faz parte de meu texto. A liturgia são conjuntos no sentido de não ser apenas na Missa em que digo, pois a Missa é um conjunto de Ritos, mas se pegarmos a liturgia em um todo, ela não é uma coisa só mas várias, batismo, missa, casamento, celebração etc, então são conjunto de ritos.
    Outra coisa, os apóstolos tenha certeza não usavam roupas feias e sujas, tenho certeza que em sua condições davam seu melhor também, mesmo sem ouro, mesmo sem cetim, não iriam fazer a Missa com roupas sujas, velhas, tenha certeza que na medida DO POSSÍVEL, estavam limpos, perfumados etc, o próprio Jesus diz que mal não devemos estar nem quando jejuamos e sim perfumados e arrumados.
    A Liturgia Pobre seria aquela onde mesmo podendo se esforçar para agradar ao máximo a Deus, estão todos largados e empurrando com a barriga, respondendo as orações com má vontade, preguiça, INDIFERENÇA, tanto de coração tanto nas questões físicas, o que mais importa é o Interno, mas o Externo também tem seu valor, e grande Valor.
    Jesus lavou os pés dos apóstolos não como simplicidade e sim como humildade!
    No final do comentário você diz :" Diria que entendi o que quis expressar, mas não o fez de maneira muito caridosa. E quem não tem algo lindo, ou mesmo bonito, o que vestirá?"
    Resposta: Não disse que quem não tiver o mais bonito não agrada a Deus, pois se olhar no artigo eu disse que não haja a competições e as humilhações, cada um dando o seu talento e sua contribuição, ou seja não importa qual seja importa se for dada com o maior amor que puder, com o maior esforço que puder, com a maior disponibilidade que puder, ou seja com o Máximo, não disse que quem não tem não agradará e sim der o melhor que tem. Como os leprosos os 9 nem se importaram com a graça da cura, como tem pessoas que nem se importam com a graça da Missa e seu jeito de agradecer e o menor possível, já o outro que voltou pra agradecer agradeceu da MELHOR forma. Não veja meu artigo apenas pelo lado físico e material mas também pelo espiritual assim como também me expressei.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...