domingo, 13 de dezembro de 2009

OQUE SÂO IMAGENS E OQUE SÂO ÍDOLOS ?COMO DEUS AS VÊ ?

.


As santas imagens que estão na Igreja e nas casas .Muitos dos que estão em outras igrejas se sentem ameaçados por isso por não entenderem o quanto elas são importantes para os fieis de todas as igrejas e para aqueles que amam a cristo .Na casa de muitos dessas pessoas que não pertencem a santa igreja verdadeira e única de Cristo (Igreja católica apostólica romana e também a nossa irmã igreja ortodoxa ) possuem quadros com imagens de pombas na representação do espírito santo ,possuem quadros com mensagens (salmos etc) ,quadros com flores e mensagens ,possuem fotos de sua igreja ou o simbolo de sua igreja ou um outro símbolo como cálice etc ,possuem portas mensagens ,anjinhos etc ,mas possuem medo de ter a imagem do próprio Cristo por pensar que é pecado .Confundindo adoração com amor ,idolatria com veneração .Um simples e fácil exemplo de adoração é o sentimento que temos por Deus e um simples exemplo de amor é o sentimento que temos por um pai ,uma mãe e um santo pois ele serviu totalmente o evangelho e está ao lado de Deus .Ora um exemplo de idolatria é (Êxodo 32 ,8) quando o povo fez um bezerro de ouro para adorar e um exemplo de veneração é acender velas para os defuntos ou acender incensos para Deus assim como muitas vezes se fez no antigo testamento .



Muitas vezes o povo fora da santa esposa de cristo (a igreja católica)tem medo de levantar as mãos para o céu e dizer Senhor eu quero te ver todos os dias quando acordar ,e em sua parede pendurar seu retrato ,mas não tem medo de levantar as mãos ao céu para gritar o seu nome enquanto essa vontade permanece trancada no seu coração .As imagens católicas são como a arca da aliança ora pois lá tem uerubins assim como nas Igreja tem querubins (Êxodo 25:10-22, 37:1-9) .



“Mostrai-nos serena a vossa face e seremos salvos “(Salmo 79) e ele nos mostrou ,agora por legalismo de alguns não podemos desfrutar de sua serenidade divina ?Ora eu digo basta ,Jesus veio e nos salvou nos tirou da idolatria e por seu sangue limpou tudo .Ora essas pessoas classificam como idolatria as imagens de anjos ,santos e do próprio Jesus ,mas não percebem que o próprio Deus disse tantas vezes “Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro “(Êxodo 25 18) , “ Foi feito o véu de púrpura violeta e escarlate, de carmesim e linho retorcido, onde foram bordados artisticamente alguns querubins.”(Êxodo 36 ,35) .


“e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” “(Números 21 ,8) .

Deus jamais proibiu as imagens ,ora é pura ignorância dizer isso .Deus proibiu os ídolos para prestar culto a elas “ “Não fareis ídolos. Não levantareis estátuas nem estelas, e não poreis em vossa terra pedra alguma adornada de figuras, para vos prostrardes diante dela, porque eu sou o Senhor, vosso Deus.” (Levítico 26 ,1) .

Mas imagens podem ser qualquer coisa ,ora assim Deus proibiria de fazer enfeites e adornos ,proibiria as artes e tudo aquilo que fosse esculpido ,mas não Deus não faz isso a arte é um dom de Deus assim falar em línguas etc .Ora não seria nem imaginável pensar que Deus proibiria o dom da arte em sua merce e em seu ministério se ele próprio tantas vezes aprovou e mandou faze-las .O objeto é objeto não tem em si nenhum poder ou força divina até que Deus possa resolver atuar nele e através dele fazer milagres ,se Deus atuava tantos poderes sobre a arca da aliança que somente os sacerdotes podiam merecer sua presença porque não atuaria sobre outras relíquias as tornando relíquias sagradas ?__Vemos que imagens pode ser muitas coisas mas ídolos são imagens feitas para serem adoradas coisa que Deus desaprova assim como o povo egípcio e grego fazia antes no passado representando Deuses pagões (lembrando que só há um Deus e resto é falso .Mas as imagens litúrgicas como pinturas ,vitrais ,e esculturas não são de culto .


As imagens santas (são chamadas assim pois queles que ela representa é santo assim como Jesus e os anjos ) são questionadas por serem beijadas ou até emocionarem as pessoas ,dando um falso ar de adoração .Quando uma pessoa (um fiel cristão) beija ou toca reverencialmente em uma imagem ou se ajoelha ,é o jeito da pessoa venerar (ou seja mostrar o seu respeito) por quem a imagem representa ,que venera a imagem de Jesus mostra sua real vontade de estar do lado do próprio Jesus ,mas a imagem é o mais perto que o cristão pode chegar de uma realidade que para nós que estamos na terra ainda se encontra muito longe .

E quando uma pessoa se emociona (chora ,se ajoelha etc) ao ver uma imagem pode ter certeza essa pessoa (cristão ) não peca mas muito agrada a Deus ,tanto que a obra de Deus se reflete nela a emocionando a tal ponto ,pois essas são escolhidas do Senhor pois o seu coração está repleto de amor .

O homem não consegue viver sem símbolos pois se torna um vaso vazio ,que só é preenchido pelas coisas e pela presença de Deus que muitas vezes pode estar representadas nessas imagens do Senhor .Prestar-se cantar e fazer festas e procissoes não são pecados pois já eram feitas vejam exemplos ,pois existe a venerção as coisas santas e não adoração :

Outros exemplos de respeito e amor com as imagens e coisas santas vemos em II Samuel 6 ,1-5 :
1. Davi reuniu de novo todo o escol de Israel, ou seja trinta mil homens,

2. e pôs-se a caminho com toda a sua gente, indo a Baalé de Judá, para trazer dali a arca de Deus, sobre a qual é invocado o nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins.
3. Colocaram a arca de Deus num carro novo, e levaram-na da casa de Abinadab, situada na colina. Oza e Aquio, filhos de Abinadab conduziram o carro novo.
4. (Oza ia) junto da arca de Deus e Aquio marchava diante dela.
5. Davi e toda a casa de Israel dançavam com todo o entusiasmo diante do Senhor, e cantavam acompanhados de harpas e de cítaras, de tamborins, de sistros e de címbalos.
 
Outro exemplo de Veneração vemos em Josué 7,6 :

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que vc escreveu vejo que não leu o texto se tivesse lido e entendido, vc realmente entenderia!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...